Redação Tribuna do Norte
•
•
09h41


A jogadora Antônia Silva, atleta da Seleção Brasileira Feminina de Futebol, visitou nesta quinta-feira (25) o Projeto Escola de Futebol com Inclusão Social, no Centro Desportivo do Conjunto Gramoré, no bairro Potengi, na zona Norte de Natal.
A iniciativa oferece aulas gratuitas de futebol para 61 meninas e recebe apoio do Instituto Neoenergia. Desde 2025, o projeto recebeu R$ 387 mil em recursos.
Natural de Riacho de Santana, no Alto Oeste potiguar, Antônia integra a Seleção Brasileira e atua como embaixadora da Neoenergia. Durante a visita, a atleta acompanhou atividades com as alunas e conversou sobre a participação feminina no esporte.
“Ver tantas meninas treinando, sonhando e acreditando que podem chegar longe é muito emocionante. Eu também comecei sonhando em jogar futebol e sei como o incentivo faz diferença no início da caminhada. Projetos como este ajudam a abrir portas e mostram que elas podem ocupar qualquer espaço que desejarem, inclusive dentro dos gramados”, declarou a atleta.


A presença da jogadora ocorre em meio ao crescimento do debate sobre o futebol feminino no país. Em 2027, o Brasil sediará pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina da Fifa, que também será a primeira edição do torneio realizada na América do Sul. A competição tem contribuído para ampliar a visibilidade da modalidade e fortalecer iniciativas que incentivam a formação de novas gerações de atletas.
Além de Antônia Silva, o grupo de atletas apoiadas pela Neoenergia inclui nomes de outras modalidades, como Ana Marcela Cunha, da maratona aquática; Bia Souza, do judô; Tota Magalhães, do ciclismo; Rayane Soares, do atletismo paralímpico; Bruna Kajiya, do kitesurfe; Mirelle Leite, do atletismo; e Celine Bispo, da natação.

