A General Motors anunciou, nesta quarta-feira (24), um investimento adicional de R$ 3,5 bilhões no Brasil. A confirmação foi feita pelo vice-presidente para a América do Sul da GM, Fábio Rua, após reunião com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB).
De acordo com o presidente da companhia, os recursos serão voltados à ampliação de parques industriais instalados em São Paulo.
“A gente está investindo em novas tecnologias e com perspectiva de, obviamente, seguir com o compromisso que a gente vem reiteradamente afirmando em relação à indústria local”, disse.
“São plantas existentes que seguem sendo modernizadas para o desenvolvimento de novos produtos, muita inteligência artificial, muita tecnologia, robôs e, obviamente, geração de emprego vão ser parte desse pacote que a gente anuncia agora”, acrescentou.
Ainda segundo Rua, o vice-presidente ficou “extremamente satisfeito” com os novos investimentos. Os valores adicionais da GM se somam aos recursos de R$ 7 bilhões já anunciados em 2024.
O CNN Money questionou o presidente da General Motors ainda sobre a decisão do Gecex (Comitê-Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior) de ampliar as cotas de importação para carros elétricos e híbridos desmontados.
Para ele, a medida atende a apenas uma empresa, mas diz que entende a decisão do governo.
“Nós entendemos a decisão do governo, mas sinalizamos que não é uma decisão que atende as empresas que, de fato, investem no país. Atende, infelizmente, apenas uma empresa”, apontou Rua.
“E trouxemos essa proposta de que a industrialização precisa ser acompanhada de cotas de importação, de políticas de estímulo para que as empresas tenham interesse em investir no Brasil.”

