Redação Tribuna do Norte
•
•
00h11

Alerta a Santa Madre Igreja, há mais de dois mil anos, que nada é mais perigoso para a ruína da alma humana do que a soberba. Está entre os provérbios da Bíblia, ao advertir: ‘Precede a queda”. É na arrogância desmedida e acintosa que mora o perigo. Ninguém foi mais agressivo do que o senador Ciro Nogueira. Chamava de ladrão, inclusive a Lula, e a todos os ex-processados ou ex-presos da Lava Jato, como se tivesse a consciência limpa e as mãos enluvadas pela candura.
Foi inspirado nesse último caso rumoroso do cipoal Vorcaro que Hélio Schwartsman teve a ideia, acertada, de titular o seu artigo: “Soberba é o motor da história”. É a soberba com a força de tragar sem livrar a ninguém, e mais enriquecida com a notícia recente ao revelar graves suspeitas sobre o senador petista Jaques Wagner, ex-governador da Bahia. Os ingredientes são sempre os mesmos, num rico cardápio que não muda os acepipes: as viagens, os dólares, os imóveis, o luxo.
Tem razão Schwartsman ao usar a expressão: nada caracteriza mais perfeitamente o pecado da soberba do que o nababesco. E ninguém teve mais capacidade de manejo no ofício de nababo do que o banqueiro Daniel Vorcaro. Até mesmo em benefício próprio para conquistar mulheres bonitas. A última a se deixar encantar foi com quem noivou nos luxuosos salões de um castelo, lá na Itália. Ora, o conto de fadas é o papel de seda que mais encantadoramente embrulha os sonhos.
Daí ser fácil de entender a larga presença de representantes dos três poderes nas suspeições do caso Vorcaro. É que a soberba é comum a todos, mas principalmente a quem faz da riqueza, ou do conforto luxuoso, o vício de sempre querer mais. É nesse querendo mais e mais que a soberba se fantasia de amiga e senta ao lado para oferecer aviões, hotéis de luxo e recepções maravilhosas, quando não oferece o prazer da carne tão fatal, capaz de apascentar, por instantes, o fogo do desejo.
O Caso Vorcaro ganhou uma vastidão republicana. O presidente Lula e o ex-presidente Jair Bolsonaro, não estão, até agora, e do ponto de vista pessoal, acusados de nada. Mas, alguns dos nomes de frente dos seus grupos e partidos políticos estão fortes nos noticiários. As gravidades estão nas gravações feitas pela Polícia Federal, tornando até dispensáveis as delações se não forem amplas. As propostas de delação de Vorcaro, até agora, nada acrescentariam. Foram rejeitadas.
Segundo Hélio Schwartsman, jornalista dos mais bem lastreados por sua consistente cultura geral, a soberba é o motor da história, mas com agá minúsculo, como grafou. Cuidou de guardar as proporções, mas lembrou que até a História, com agá maiúsculo, tem seus exemplos de soberba. Como o naufrágio do Titanic e o delírio de Napoleão Bonaparte que proclamou-se o Imperador dos Franceses, mas acabou vencido pelo inverno da Rússia. Sim, a soberba é a véspera da queda.
PALCO
BURACO – O governo nos últimos meses, através do IPE, não tem devolvido à Assembleia os valores que, todos os meses, são repassados para pagamento dos inativos do Poder Legislativo.
VALOR – Com o valor a ser repassado este mês para a folha de junho, a dívida deve ultrapassar os R$ 25 milhões. Se o Legislativo cancelar o acordo, é certo: há atraso salarial dos seus inativos.
SINAL – Agora, em junho, a Assembleia não adiantou a parcela com os valores da primeira metade do 13º salário. Pagou só aos seus servidores ativos. Não há recursos, em caixa, para o IPE pagar.
PIOR – A Assembleia já teria comunicado que manterá o mesmo critério dos anos anteriores e não antecipará as duas parcelas: de dezembro, nem a segunda metade do 13º. É uma crise anunciada.
PRESSÃO – É nesse quadro que o Ministério Público, com base no seu orçamento próprio, pediu ao governo a liberação de R$ 25 milhões. E o Corpo de Bombeiro quer aumento ainda neste ano.
LIÇÃO -Do padre João Medeiros Filho, citando o apóstolo Paulo nesta TN, sobre a inclusão social: “Os poderosos devem respeitar as limitações dos outros e não buscar só o que lhes agrada”.
POESIA -De Paulo Leminski, na poesia livre e rebelde do seu ‘La Vie em Close’, rasgando a mesmice do mundo quieto: “Nadando num mar de gente / deixei lá atrás / meu passo à frente”.
NADA – De Nino, o filósofo melancólico do Beco da Lama, olhando a pobre paz do manguezal diante das unanimidades: “Nada corrompe mais a liberdade de pensar do que o vício de elogiar”.
CAMARIM
FESTEJOS – A Folha de S. Paulo publicou um levantamento dos valores dos cachês que as Prefeituras pagam aos artistas nas festas juninas. O recorde fica por conta de Gusttavo Lima com cachê, por apresentação, no valor de R$ 1,5 milhão e pago antes de subir no palco para cantar.
REMELEXOS – Os cachês, na matéria de página inteira da Folha, variam de R$ 800 – o menor- ao cachê, ao recorde de R$ 1,5 milhão. E há bandas, como a ‘Toque Dez’, que descerá do palco, após São João, com faturamento geral de R$ 18,5 milhões. E Pablo vai faturar R$ 14,6 milhões.
REQUEBROS – Nos estados nordestinos, a prestação de contas requebra em segredo dançante. Em Pernambuco, a Folha conseguiu saber: serão gastos R$ 309 milhões. Saíram os comícios, proibidos pela legislação eleitoral, mas subiram aos palcos as festas caras hoje ditas democráticas.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem, necessariamente, a opinião da TRIBUNA DO NORTE, sendo de responsabilidade total do autor.

