A cidade de São Paulo registrou, nesta quinta-feira (25), a menor temperatura máxima para um mês de junho dos últimos 30 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
São Paulo registra frio histórico com a menor temperatura máxima em 30 anos e já tem previsão de quando o calor deve voltar à capital no início de julho. Foto: Agência Brasil.
A máxima chegou a 13,4°C na estação do Mirante de Santana, enquanto a mínima foi de 12,3°C. O dia foi marcado por frio intenso durante todo o período.
Clima fechado e sensação térmica mais baixa
Além do recorde de temperatura, a capital enfrentou céu encoberto, garoa persistente e umidade acima de 90%.
De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), essas condições aumentaram a sensação de frio ao longo do dia, mantendo o clima típico de inverno mais rigoroso.
Junho mais chuvoso que o normal
O mês de junho já acumula volume de chuva acima da média histórica na capital paulista, com índices que superam 160% do esperado para o período.
Leia também:
A Defesa Civil mantém estado de atenção para baixas temperaturas desde o fim de maio, principalmente durante madrugadas e início das manhãs.
Retorno de dias quentes
Segundo a previsão meteorológica, o frio começa a perder força a partir do fim de semana. No sábado (27), a máxima já pode chegar a 23°C, com presença de sol entre nuvens. A elevação das temperaturas segue ao longo dos primeiros dias de julho.
A tendência é de retorno gradual do calor, com tardes mais quentes e máximas acima dos 25°C na primeira semana do mês. A mudança marca a saída do padrão de frio intenso registrado nos últimos dias e o início de uma fase mais amena na capital paulista.
Leia mais no Bacci Notícias:

